quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como fazer a limpeza dos dentes usando aparelho ortodôntico.

Como escovar os dentes

Durante a escovação, se estiver usando elásticos intermaxilares, retire – os.
Utilize uma escova dental de cerdas macias e lembre-se de trocá-la sempre que as cerdas começarem a abrir. No lado de fora e de dentro de todos os dentes, posicione a escova num ângulo de 45 0 na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai-e-vem.
Onde houver o fio metálico ortodôntico, introduza e vibre as cerdas da escova entre o dente e o fio.Faça isto com as pontas viradas para baixo e depois para cima.


Como usar a escova interdental
Você pode fazer o mesmo com uma escova interdental, limpando os espaços entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico.

Como usar o fio dental

O uso do fio dental é tão importante quanto à escovação. Ele é fundamental para remover a placa bacteriana e resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança.


Após as refeições, além da escovação, limpe os dentes com um fio dental de ponta rígida ou utilize o fio normal com a ajuda de um passa-fio. Não utilize palitos de dente, eles podem danificar o aparelho ortodôntico.




Língua

Por último, escove a parte de cima da língua ou use um raspador lingual.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SAÚDE BUCAL

Cuidados Importantes para a manutenção da saúde de seus dentes e gengivas


Sucos de frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, mas não corra para escovar os dentes logo depois da ingestão. O ácido presentes nestas frutas "ataca" o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram rapidamente em ação, vão acelerar o desgaste. Faça um bochecho com água e espere 30 MINUTOS para escová-los.

Alimentos escuros ou com muito corante podem manchar os dentes. Quando o esmalte já está desgastado, surgem microporos que permitem a deposição de pigmentos sobre os dentes.



Açúcar refinado:Este é com certeza o inimigo número um dos dentes, pois é o principal atrativo das bactérias que causam as cáries. Evíte-o o máximo! Quando for consumi-los , faça a higienização logo em seguida . No caso das bebidas, o canudinho pode ser um aliado, diminuindo o contato com o dente.



Fibras :Por exigirem mais dos dentes, os alimentos ricos em fibras contribuem com a higiene bucal. A mastigação extra exigida para triturar um cereal ou uma fruta gera um aumento no fluxo salivar, favorecendo a autolimpeza da cavidade bucal.



Vinho Tinto : O vinho tinto, pode ser benéfico à saúde, se ingerido com moderação, pois possui antioxidantes de retardam o envelhecimento celular, mas por outro lado é ácido e rico em pigmento. Por isso, o melhor a fazer, após a ingentão é um bochecho com água, para só depois de 30 MINUTOS realizar a escovação.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Links

Quer ver como pedalar pode ser saudável para o corpo e para a mente? Clique aqui
Quer informações sobre odontologia e ortodontia? Clique aqui.
A odontologia foi notícia na Mídia. Quer ver? Clique aqui.
Quer refletir um pouco? Clique aqui.