terça-feira, 11 de maio de 2010

Cuidado com dentição deve começar ainda na gestação.

Entrevista concedida ao repórter Lucas Araujo e publicada no Jornal INTERIOR no dia 08/05/2010
QUANTO ANTES, MELHOR!

Duilio e sua paciente Beatriz.
Está sem equipamentos de segurança apenas para "posar” para a foto.

O nascimento do primeiro dentinho é sempre uma emoção para os pais, que acompanham gradativamente a evolução da criança, desde a amamentação, perda dos dentes de leite e formação total da arcada dentária. Cada momento representa para a criança uma importante fase para o desenvolvimento.
Entretanto, o que muitas vezes passa despercebido são os cuidados necessários que refletem em toda a vida da criança. Por isso os pais devem atentar às orientações do dentista Duilio Tonelli, que reforça a preocupação com a dentição do filho desde a quarta semana de gestação.
Cronologicamente, neste período inicia a formação dos dentes decíduos ou “de leite”. Depois, aos quatro meses, os primeiros permanentes, momento em que a mãe deve tomar muito cuidado com os alimentos que vai ingerir, pois é quando o feto começa a descobrir os sabores.
“Se a mãe ingerir muito açúcar e gordura, serão os alimentos mais necessitados no futuro pela criança. A mãe deve se preocupar também com sua higiene bucal. Se ela tiver menos bactérias na boca, o filho terá menos cárie depois. O cuidado precoce beneficia o crescimento e o desenvolvimento da criança”, esclarece o dentista.
Antes de nascerem os primeiros dois dentes, os incisivos inferiores, aos seis meses de vida, os pais devem se preocupar em massagear a gengiva do filho, usando uma frauda umedecida enrolada na ponta do dedo, ou se preocupando com a formação óssea. Um ortodontista deve ser consultado antes do nascer dos dentes.

Radiografia mostrando um típico caso de falta de espaço para os dentes permanentes.
Notem como os dentes superiores não têm espaço para "nascerem corretamente”.

“Não tenha dúvidas em relação a dentes, ossos, crescimento bucal e facial de seu filho. Muitas vezes, problemas pequenos, que poderiam ser facilmente resolvidos na criança, se perpetuam e podem virar um grande problema no adulto. Tenha seu dentista como um amigo. Consulte-o”, acrescenta.
Numa primeira visita, são avaliados fala, postura da língua e outras questões da arcada dentária. Caso seja diagnosticado algum problema, o acompanhamento deverá ter continuidade. A partir dos cinco anos, já é possível a utilização do aparelho ortodôntico para o tratamento de correções para a malformação dentofacial.
"Os tratamentos mais indicados na infância são os ortopédicos. Eles tratam os ossos e os músculos da face com a finalidade de corrigi-los, necessitando continuidade em um segundo momento com aparelhos ortodônticos. Esta é a primeira fase do tratamento", esclarece Tonelli.

"Sorrisos" como este poderiam ser evitados, se tratados adequadamente.

Os pais devem ficar atentos a questões, como dificuldades para comer ou engolir, respiração bucal, problemas de fala, entre outros. O uso do fio dental deve ser estimulado desde cedo, para que se torne hábito.
No caso de cárie, deve ser evitada mesmo no dente “de leite”.
Mesmo que naturalmente acabe caindo para o surgimento do permanente, a cárie continuará presente. Ela não é provocada pelo açúcar, mas por uma bactéria que se alimenta dele e libera um ácido em seu dejeto, que causa a cárie.

Quer ler notícias interessantes de Penápolis e região? Clique aqui.


terça-feira, 4 de maio de 2010

Carros e Pinturas 2


Promessa é dívida! Tá aí, mais uma postagem de Carros e Pinturas. Veja como é linda a perspectiva. Os carros, realmente, não parecem estar em grande velocidade?Tratam-se dos pilotos Hawthorn e Collins no ano de 1957.
Aguardem novas postagens! Só avisando, vou postar pilotos da atualidade, inclusive “aquele” que todos amam!