
Assisti, dias atrás, no programa Roda Viva, da TV Cultura, uma entrevista com o biólogo Fernando Reinach. Professor licenciado da USP saiu, por vontade própria, (coisa muito rara nas universidades federais e estaduais) para montar sua própria empresa. É também colunista do Jornal O Estado de São Paulo.
É claro que fui pesquisar seus “escritos”! Fiquei admirado de como alguém pode “falar” sobre biologia, de uma forma tão clara e fácil! Achei um texto, em que ele incentiva a escrever aqueles que querem mostrar suas ideias. Sempre gostei muito de ecologia e respeito ao planeta, mas me sinto ainda um pouco inseguro em escrever a respeito, pois não sou da área e muito menos especialista no assunto. Senti-me incentivado! Pensei, se a biologia pode ficar “tão fácil” a ecologia também!
Preocupo-me bastante com o que nós, os seres humanos, estamos fazendo com nosso planeta. Preocupo-me ainda mais com o futuro de nossos netos, os meus e os seus, caro leitor e sempre achei que podia fazer algo a respeito.
Inicialmente procurava, em todas as mídias possíveis, quais cuidados eu deveria ter para economizar o planeta. Passei a diminuir o uso do meu carro e usar combustível menos poluente, procuro andar mais de bicicleta (Também por simpatia ao esporte e pelas amizades que me permite fazer), procurei diminuir o consumo e a produção de lixo em minha casa (Aquelas embalagens, que muitas vezes parecem muito práticas, podem ser extremamente danosas ao meio ambiente.), separei o lixo reciclável, nunca mais joguei óleo pelo ralo, etc...
Depois, percebi que muitas pessoas, assim como eu, querem preservar o planeta, mas não sabem como e o que fazer. Alguns, até já faziam algo, mas insuficiente na prática. Percebi que as dúvidas são muitas e as inseguranças, idem.
Comecei a escrever nesta coluna, embora modestamente, achados de minhas pesquisas, para que mais pessoas possam “praticar ecologia”, pelo menos, em suas casas. É claro que O Diário de Penápolis não é o estadão, mas é um jornal importante e com alcance regional. Por que não usar essa “arma” em benefício da Terra?
Depois, pensei em mim mesmo. Será que estou fazendo tudo que é possível? Seria muito legal se pudesse haver uma discussão a esse respeito. Ultimamente estou tentando fazer uma conexão mais próxima com você que me lê agora. Pode ser que você tenha idéias importantes e que mereçam ser debatidas. Um grande amigo me ajudou e montei um BLOG. Espero que seja um canal de comunicação entre muitas pessoas. Pretendo comentar assuntos como este, relacionados à ecologia, mas também, relações humanas e é claro, odontologia! É um espaço para que você interaja com mais pessoas. Visite e participe! O endereço é: http://www.duiliotonelli.blogspot.com/
Ainda estou “engatinhando” neste veículo, mas acho que pode ser promissor...
Este artigo foi publicado no dia 28 de abril de 2010 e reflete a preocupação com a "saúde" da Terra
Leia, participe e faça sua parte. Nosso planeta agradece!

Quer mais notícias de Penápolis e região? Clique aqui.
O Duilio é um ecologista amador. Procura usar este espaço para incentivar ações de preservação do planeta e busca alternativas para todos vivam melhor. Agora está na internet e tenta ser “multimídia”.